Um em cada quatro brasileiros abusa do álcool

Cerca de um em cada quatro homens brasileiros abusa de bebidas alcoólicas, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (10). Nos 30 dias monitorados pelo levantamento, 26,2% das pessoas disse ter ultrapassado a marca estipulada.

Os números foram apresentados na edição de 2011 da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que avalia a saúde do brasileiro. O balanço anual teve como destaque as melhoras no tabagismo, mas apontou um crescimento preocupante na obesidade.

Em relação ao álcool, a média estipulada foi de ingestão de quatro ou mais doses para mulheres, e cinco ou mais doses para homens. Abusaram aqueles que tivessem, de uma só vez, ultrapassado a quantidade no último mês.

A média brasileira, sem distinção de sexo, foi de 17%. Isso porque os homens mantiveram uma média três vezes maior, de 26,2%, contra 9,1% das mulheres.

A idade também mostra alterações preocupantes. Entre 18 e 24 anos, 30,3% dos homens passaram da faixa — também três vezes mais que as mulheres, que ficaram em 11,5%.

Capitais

O consumo de álcool também foi avaliado nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Os números apontam que os homens de Teresina (37,5%), Salvador (31,3%) e Cuiabá (31,2%) foram os que mais abusaram, enquanto os de Campo Grande (20%), Boa Vista e Rio Branco (ambos com 19,2%) apresentaram as melhores médias.

Entre as mulheres, Salvador também teve média alta (17,2%), à frente de Recife (14,3%) e Vitória (13,3%). O menor índice veio de São Paulo (4,7%), seguido por Manaus (4,9%) e Rio Branco (5,3%).

Na média geral, independentemente do sexo, Salvador foi a pior (23,6%) e Rio Branco a menos pior (11,9%).

Fonte: R7