Simulador do Detran mostra os efeitos do álcool na direção

Colocar o peso corporal, gênero, idade, tipo de bebida alcoólica e a quantia. Depois disso, assumir o volante e sentir os efeitos do álcool na direção. Esta é a proposta do simulador que será usado por autoescolas de todo o Brasil para o processo de habilitação este ano. E quem compareceu ao Campus Party Brasil2014 pode experimentar como funciona.

Levado à maior feira de tecnologia da América Latina pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o simulador reproduz os efeitos do álcool no motorista. Para tornar ainda mais fiel a experiência, o aparelho conta com um banco de motorista e todo o periférico de direção (volante, marcha e alavanca de freio, além dos pedais de embreagem, aceleração e freio). A visão da pista é gerada por três telas: uma à frente do motorista e duas nas laterais, que reproduzem também as imagens refletidas pelo retrovisor.

Os reflexos aos eventos da pista ficam mais lentos e os obstáculos são percebidos em câmera lenta, embora a velocidade deles permaneça a mesma. A habilidade para guiar também piora e, em curvas, carros e caminhões que cruzam com o usuário parecem borrões. Notar a aproximação de veículos pelo retrovisor se torna impossível. Desviar de algum deles é tarefa sobrehumana.

Veja como funciona:

Com informações do G1 (Globo) e UOL