Ressaca pós Festa

Nosso carnaval é de 40 graus. Por isso não podemos esquecer de repor a água e os nutrientes que perdemos através da transpiração e do esforço físico durante a folia.

Temos que dar atenção especial aos líquidos que vamos ingerir. As bebidas alcoólicas desidratam. É sempre aconselhável beber água, ou sucos de frutas, ou água de coco, durante e depois de ingerir bebida alcoólica.

Maldita ressaca!

O que fazer quando você acorda no dia seguinte e o mundo roda, a cabeça dói e o estômago embrulha? Com certeza, deve ter exagerado na noite anterior. Mas arrepender-se não é o melhor remédio. A única saída é prevenir-se da ressaca antes da festa, e remediá-la depois.

Antes da festa

Alimente-se bem antes de beber. O álcool é assimilado mais facilmente quando se bebe de estômago vazio. Ingira alimentos substanciais como queijo ou salada de frutas. Beba muita água antes de ingerir a bebida alcoólica.

Durante a festa

Evite as falsificações. Por exemplo: no dia seguinte, o uísque falsificado é mais sentido que o legítimo. As bebidas destiladas, como o uísque, a vodca e o gim atacam mais o estômago, por terem maior concentração de álcool. Coma enquanto bebe e não esqueça de beber devagar, saboreando cada dose (esse é um ótimo truque para se beber menos por muito mais tempo).

No dia seguinte

Tome bastante água e sucos, em pequenas doses, para reidratar-se. Que tal água de coco? Não evite o vômito e a diarréia. É a maneira do organismo esvaziar naturalmente, para começar a melhorar. Evite tomar analgésico à base de aspirina (ácido acetilsalícico) para curar a dor de cabeça ou aliviar o estômago.

Evite também os efervecentes, como o Sonrisal. Ingira alimentos leves e pastosos no dia seguinte (como sopas e sucos de frutas). Coca-Cola é ótimo, mas antes retire o gás, que pode distender o estômago e com isso aumentar o mal estar.

Ministério da Saúde | Vida Saudável | Ig Carnaval 2008 Portal Cerrado Uol Saúde |Dicas de Receitas