Qualificação Profissional no Tratamento da Dependência Química

Na esfera profissional, independentemente do ramo de atividade no qual atuamos, a busca de novos conhecimentos é sempre fundamental, por mais completo que seja nosso currículo.

Atento a esta necessidade, o Grupo Viva oferece uma série de cursos que proporcionam qualificação profissional e conhecimento técnico, além dos cursos de extensão universitária.

Os cursos são divididos em módulos mensais, nos quais a metodologia baseia-se em recursos multimídia e literatura técnica atualizada, aulas teórico-práticas concentradas em um fim de semana por mês (sistema de imersão), grupos de trabalho supervisionados e oficinas de habilidades. São eles:

Curso Técnico em Dependência Química

Além de atuar em clínicas e comunidades terapêuticas, o técnico em dependência química pode praticar, dentro de empresas, a prevenção, com subsídios para orientar funcionários e, se necessário, encaminhá-los para redes de tratamento adequadas, quando casos de dependência química forem identificados.

Carga horária: 160 horas, divididas em 10 módulos mensais com 16 horas cada.

Datas e informações em www.ctviva.com.br/cursos – Apenas 45 vagas!

Curso de Extensão Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma prática efetiva no tratamento da dependência química, devido aos satisfatórios resultados alcançados com esta abordagem. Este modelo de intervenção é apresentado com recursos terapêuticos e literatura técnica atualizada, e visa capacitar o profissional para aplicar as técnicas de TCC no tratamento de dependentes químicos em clínicas e ambulatórios. O curso é voltado para psicólogos, psiquiatras, profissionais da saúde e estudantes da mesma área.

Carga horária: 64 horas, divididas em 4 módulos mensais com 16 horas cada. 64 horas, divididas em 4 módulos mensais com 16 horas cada.

Datas e informações em www.ctviva.com.br/cursos – Apenas 45 vagas!

Curso Capacitação Profissional Famílias e Dependência Química

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para aspectos como compreensão do sistema familiar, aplicação de abordagens familiares, condução de casos e procedimentos de encaminhamento. Visa também preparar para atuação direta com famílias, oferecendo conhecimento adequado da dependência química e de suas conseqüências, desenvolver ações efetivas junto ao jovem e sua rede social na prevenção e tratamento.

Carga horária: 64 horas, divididas em 4 módulos mensais com 16 horas cada.

Datas e informações em www.ctviva.com.br/cursos – Apenas 45 vagas!

Curso Técnico em Acompanhamento Terapêutico*

O Acompanhamento Terapêutico complementa a rede de tratamento da dependência química. É uma abordagem realizada no ambiente em que a pessoa que necessita de atendimento vive. O curso visa preparar o profissional para atuar com usuários de drogas a partir de ferramentas e planos terapêuticos cientificamente comprovados. Direcionado a agentes comunitários, conselheiros que atuam em comunidades terapêuticas e estudantes da área da saúde.

Carga horária: 64 horas, divididas em 4 módulos mensais com 16 horas cada.

*Início no segundo semestre de 2010. Inscrições abertas!

Inscreva-se em www.ctviva.cm.br/cursos – Apenas 45 vagas!

Para mais informações sobre todos os cursos, acesse: www.ctviva.com.br/cursos