O que é beber moderado?

“Beba com moderação”. Essa frase é clássica na publicidade de bebidas alcoólicas. Já na linguagem popular, o mais comum é o “bebe socialmente”.  Supostamente, ambas significam o mesmo: o consumo de álcool de forma consciente. No entanto, não há uma precisão neste comportamento.

Isso porque a percepção do que é moderado pode variar, desde individualmente até entre grupos. Por exemplo, quem frequenta raves pode ter uma percepção diferente dos que só bebem em uma reunião social.

Padrão de consumo

Não há consenso entre os estudiosos sobre o padrão de consumo devido as diferentes formas de pesquisa, mas todos indicam que o álcool precisa ser consumido com cautela. O padrão de consumo geralmente é distinto para homens e mulheres, devido às diferenças biológicas em termos de metabolismo do álcool e quantidade de água no organismo.

Para a National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), o padrão de consumo moderado é:

*        Homens: não mais que 4 doses em um único dia e não mais que 14 doses por semana.

*        Mulheres: não mais que 3 doses em um único dia e não mais que 7 doses por semana.

Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo moderado equivale a:

*        Homens: não mais que 3 doses em um único dia.

*        Mulheres: não mais que 2 doses em um único dia.

Dose

Em media, cada dose equivale a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de bebida destilada (como vodca). Veja a quantidade:

padroes_de_consumo

 

 

Limites

Não é novidade que as bebidas alcoólicas prejudicam a saúde, mas em casos em que há problemas com o álcool, o primeiro passo é procurar ajuda para que seja feita avaliação por um profissional. Se detectado, o alcoolismo deve ser tratado. Apesar de ser uma doença crônica, é possível recuperar-se e voltar a ter saúde e qualidade de vida.

Veja também: tratamento para alcoolismo

Com informações de: CISA e Hospital Albert Einstein