Concurso “Chope em Metro” será com bebida sem álcool na 30ª Oktoberfest

O famoso concurso de “Chope em Metro” da festa Oktoberfest será a disputada com bebida sem álcool na sua próxima edição, que ocorre entre os dias 3 e 20 de outubro em Blumenau, Santa Catarina. De acordo com a organização, a novidade tem o objetivo de conscientizar o visitante da Oktoberfest sobre a necessidade do consumo responsável de bebidas alcóolicas, evitar acidentes e não incentivar o consumo para menores de idade.

O prefeito Napoleão Bernardes diz que essa ação também diz respeito às intenções do governo. “Utilizar o chope sem álcool para a brincadeira ressalta uma das principais preocupações do governo, que é incentivar o consumo consciente de bebidas alcoólicas e a responsabilidade no trânsito”.

O ‘Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro’ é uma das grandes atrações da Oktoberfest de Blumenau. A competição, que é realizada desde a primeira edição da festa alemã, em 1984, conta com a participação de seis homens e seis mulheres. Para vencer o concurso, o participante tem que beber um metro de chope (600 ml) no menor tempo, sem babar ou tirar a tulipa da boca.

Para Tatiane Choinacki, campeã da competição em 2012, a iniciativa da organização da Oktoberfest está aprovada e não deve acarretar problemas. “Acredito que não tem problema algum em substituir o chope tradicional pelo sem álcool. O concurso é uma brincadeira, eu participei para brincar, e não pela oportunidade de tomar chope”. diz Tatiane.

Fonte: G1/Globo