clinica terapeutica

As terapêuticas nas clínicas são baseadas em psicoterapia, medicamentos e internação. Se o tratamento for interno, em um primeiro momento o dependente químico passará por uma avaliação médica, um exame geral e toxicológico para que os profissionais saibam quais as drogas realmente utilizadas.

O que é clínica terapêutica?

Comunidade Terapêutica

Lei vigente é a RDC 29 essas Comunidades sempre possuem um responsável Técnico, com Nível Superior, legalmente habilitado e um substituto com a mesma Qualificação. Seu tempo para o acolhimento de pessoas Dependentes é de 6 a 9 meses, num espaço protegido, ambiente residencial, com atenção Psicossocial, em trabalhos, com espiritualidade e grupos de auto ajuda necessários para a saúde.

Processo de Admissão de uma Comunidade Terapêutica

Deve-se garantir o respeito à família e a pessoa, uma orientação para o usuário e o seu responsável, sobre normas, rotinas, comunicação com familiares e amigos, a permanência é voluntária, é vedado qualquer forma de contenção, seja física, de isolamento ou restrição da liberdade, a qualquer momento o dependente pode interromper a sua permanência nessa Comunidade Terapêutica.

A Clínica de Reabilitação

Clínica de Reabilitação e um Ambiente com estrutura Hospitalar de Acordo com a lei Vigente RDC 050 a Internação pode ser Involuntário ,Voluntário e Compulsória ,os Profissionais que atua na Clínica é Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Psiquiatras e Terapeutas que auxiliam esses Dependentes Químicos em tempo integral, para que eles possam superar esse desafio em suas vidas. Sempre são situadas em locais de acesso bastante restrito e assim, garantem discrição e tranquilidade aos seus pacientes, com acomodação e serviços de internação pagos.

Seus Principais Procedimentos

Seus principais procedimentos realizados na clínica de recuperação podem ser a Psicoterapia, Medicamento e Internação. Nem todos os pacientes precisam passar por eles, também não existe um único tratamento, para todos os casos da mesma forma.

O Planejamento desse Tratamento

Esse planejamento para o tratamento de seus pacientes numa clínica de desintoxicação é feito de acordo com o tempo e o grau da Dependência Química em que o dependente se encontra. Sempre por Médicos e Especialistas que atendam individualmente, através de um diagnóstico preciso, o tratamento é estabelecido.

Com uma equipe médica especializada, um tratamento diferenciado, fará com que a pessoa volte a ter uma convivência em sociedade, restaurando a vida, nas partes sociais, emocionais e psicológicas. Atendimentos pessoais e intensivos não faltam e a realização de testes toxicológicos para se diagnosticar qual é o tipo da substância que a pessoa utilizou, se fazem necessários.

Qual a diferença entre clínica e comunidade terapêutica?

Apesar de existir algumas diferenças Burocráticas entre as CTs(Comunidades Terapêuticas) e as Clinicas de Reabilitação a metodologia usada é a mesma Abstinência Total do individuo e ambas vem mostrando bastante eficácia na recuperação dos Dependentes Químicos não só no Brasil mais em todo Mundo.

s comunidades terapêuticas (CTs) são uma modalidade de intervenção clínica voltada para dependentes químicos. As primeiras iniciativas do modelo contemporâneo datam de meados do século XX, originalmente surgidas no Reino Unido e nos Estados Unidos. A primeira CT no Brasil, conhecida como Desafio Jovem, foi fundada em 1968 em Goiânia.

A administração das comunidades terapêuticas no Brasil sempre esteve muito ligada a movimentos religiosos, com maior destaque para iniciativas privadas vinculadas à fé católica ou evangélica. Por essa razão, em muitas delas, observa-se o pilar da “espiritualidade’ junto com os da disciplina e do trabalho como bases do modelo de cuidado proposto pela CT. A disposição de doutrinas religiosas cristãs como práticas de espiritualidade é facultativa, mas ganhou bastante adesão na versão brasileira do conceito, principalmente pela própria origem do modelo no país.

O objetivo das comunidades terapêuticas é fazer com que a pessoa interrompa completamente o consumo de álcool e outras drogas a partir do modelo da abstinência, em oposição ao modelo defendido pela redução de danos, que prevê um uso responsável e consciente a partir da redução gradativa. Antes de ingressar na CT, é exigido que a pessoa comprometa-se com a abstinência como condição para o início do tratamento. Uma vez dentro, os/as pacientes interrompem o vínculo com a comunidade exterior – há uma convivência restrita estabelecida entre os próprios pares e com os/as funcionários/as da instalação – e começam a participar de uma rotina disciplinarizada que alterna trabalhos diversos, práticas de espiritualidade religiosa e acompanhamento médico. O período de internação varia de quatro meses a oito anos.

O PROTAGONISMO DAS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS NA NOVA POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS

As CTs voltaram ao centro da discussão pública em março de 2019, quando, por ação coordenada da Confederação das Comunidades Terapêutica e do Ministério da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro, foi aprovada legislação para regulamentação definitiva dessas instituições. O modelo das CTs foi amplamente defendido pelo Executivo, encontrando respaldo nas linhas gerais proibicionistas encontradas na Política Nacional sobre Drogas – Pnad, aprovada e publicada no Diário Oficial da União em abril do mesmo ano. 

No texto da Pnad há menção ao alinhamento do Poder Público à “posição majoritariamente contrária da população brasileira quanto às iniciativas de legalização de drogas”. O decreto também inclui as CTs como formas de estratégia amparadas pelo Estado para “promover e garantir a articulação e a integração das intervenções para tratamento, recuperação, reinserção social”. 

O jornal Nexo solicitou acesso a dados financeiros sobre o valor dos repasses da gestão Bolsonaro a essas instalações. Segundo as informações levantadas, o investimento em CTs triplicou, e o número de vagas financiadas com dinheiro público, entre 2018 e 2019, quase duplicou. Delimita-se, assim, um caminho de preferência pelas comunidades terapêuticas em detrimento de outras formas de cuidado ao usuário problemático de drogas.

Em julho de 2020, o Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad) regulamentou a possibilidade de acolhimento de adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos em comunidades terapêuticas, o que vêm ampliando, novamente, o debate em torno da aplicação deste método como meio de punição e não necessariamente de recuperação.  

Como funciona a internação psiquiátrica?

Nesse tipo de tratamento, o paciente psiquiátrico é internado no hospital, onde recebe atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana em que ele poderá ter acesso a uma grade terapêutica e receber cuidados como: alimentação, medicação, terapia ocupacional, terapias com psiquiatras e psicólogos, inclusive,

Desintoxicação Rápida

Três sessões do processo de desintoxicação rápida com farmaco de origem natural, sem causar alucinações e efeitos colaterais nocivos ao paciente

valiação Orgânico-funcional

Acompanhamento de médico psiquiatra especialista para o diagnóstico clínico e tratamento de eventuais comorbidades em dois atendimentos agendados

Terapia Cognitivo-comportamental

Vinte sessões estruturadas para motivar a mudança de comportamentos e melhora na qualidade de vida. A cada dia, dois terapeutas especialistas realizam o atendimento individual do paciente.

Abstinência

Tratamento dos sintomas típicos da abstinência, alívio da ansiedade e controle da compulsão para cada tipo de dependência.

Confidencialidade Garantida

Todos os atendimento são individuais, sendo um único paciente por horário. Sigilo e privacidade protegidos pela ética profissional.

Acompanhamento Terapêutico

Suporte para reforço das estratégicas terapêuticas e monitoramento de possíveis crises e fissuras. Serviço opcional para acompanhar o paciente durante os períodos fora da clínica, inclusive aos finais de semana.

PROGRAMA INTENSIVO DE REABILITAÇÃO

Limpeza do organismo

Ponto de partida da recuperação é o processo de
desintoxicação acelerada para estabilizar o paciente.
É como limpar a casa para receber visitas.

Equilíbrio das emoções

É hora de trabalhar os aspectos psicológicos do paciente,
engajar na mudança do estilo de vida. Desenvolver o controle
para superar as situações de risco e se manter saudável.

CONVENIÊNCIA

Quem vem de longe pode contar com opções
de hospedagem: econômica, confortável e alto padrão.
Fazemos a sua reserva nos hotéis selecionados

A Clínica Vitta entende que, para ter melhor resultado no tratamento da dependência química, é fundamental a dedicação de profissionais altamente qualificados em suas especialidades. Afinal, eles destinaram sua carreira para encontrar novas formas de proporcionar às pessoas uma vida com mais saúde e qualidade em suas relações familiares, afetivas e sociais.

Desde 2000 dedicamos nossos esforços e tempo para oferecer as abordagens mais eficazes na recuperação de dependentes químicos. Inovação que trouxe resultados comprovados por centenas de famílias em todo o país.

Hoje a Clínica Terapêutica vitta é a maior rede de clínicas especializadas no tratamento da dependência química do Brasil.

Acredite, nós podemos te ajudar neste momento difícil. Estamos preparados para oferecer todo o suporte que você precisar para superar a dependência e para recomeçar a viver melhor e mais feliz. Pode contar com a gente!

Se você ou alguém que você ama está lutando contra
a dependência de álcool ou drogas, nós podemos ajudar
.

clinica terapeutica,
clínica terapêutica viva,
clinica terapeutica teresina,
clinica terapeutica novo nascer,
clinica terapeutica renascer,
clínica terapêutica jeová rafah,
clinica terapeutica family,
clinica terapeutica viver a vida,
clinica terapeutica novo começo,
clinica terapeutica ouro verde,
clinica terapeutica peniel,
clinica terapeutica nova aliança,
clinica terapeutica atitude,
clinica terapeutica jeova rafa,
clinica terapeutica estrela da manha
clínica terapêutica caminho de luz
clinica terapeutica de paracatu
clinica terapeutica vaad
clinica terapeutica feminina
clinica terapeutica anjos itu
clinica terapeutica teresina telefone
clinica terapeutica humanize
clinica terapeutica para dependentes quimicos
clinica terapeutica gratuita
clinica terapeutica reviver
clinica terapeutica paradise
como montar uma clínica terapêutica
clinica terapeutica gaivota
clinica terapeutica lighthouse
clinica terapeutica maikai