Beber ajuda a esquecer?

Alguns acreditam que beber ajuda a esquecer, mas a ingestão de álcool só faz com que as más memórias demorem mais para ser apagadas, aponta um estudo japonês.

Pesquisadores da Universidade de Tóquio concluíram que o etanol não causa um decréscimo na memória. Ao invés disso, ele ajuda a “congelar” o pensamentos.

Liderados pelo farmacologista Norio Matsuki, os cientistas deram pequenos choques em ratos para condicioná-los ao medo.

Como resultado, os animais “congelariam” de terror e ficariam encolhidos no momento em que fossem colocados em suas gaiolas.

Então os pesquisadores imediatamente injetavam etanol nos ratos. Como resultado, eles descobriram que os ratos com álcool nas veias permaneciam com medo durante um período de tempo maior se comparados aos que “não beberam”.

“Se aplicássemos este estudo em humanos, as memórias que eles tentassem ‘apagar’ ficariam intactas, mesmo se eles bebessem para tentar esquecer”, afirma o estudo.

Segundo Matsuki, o estudo ensina as pessoas a viveram com as más recordações. “Para esquecer algo de que você não gosta o melhor é substituir a memória negativa por uma positiva e deixar de beber bebidas alcoólicas”, disse o cientista. O Estudo foi publicado na revista científica Neuropsychopharmacology.

Fonte: Noticias Terra